29 setembro 2010

Lady Gaga impera no VMA

Lady Gaga é um novo ícone pós-feminista do movimento inaugurado por Madonna que reivindica permanentemente o protagonismo da mulher no mundo musical e social. A consagração da cantora, visivelmente influenciada pela diva do pop, ocorreu na premiação do Video Music Awards - VMA da MTV, realizada no dia 12 de setembro, em Los Angeles,que rendeu a Gaga oito prêmios, incluindo o de melhor clipe do ano, por “Bad romance”.

As ideias pós-feministas que não reconhecem nem a submissão patriarcal, tão pouco o descuido da figura das mulheres feministas que arrancaram seus sutiãs e demais indumentárias em protesto à distinção entre os sexos. Ao contrário, Gaga e seus ideais já representados por Madonna em suas roupas escandalosas e hábitos sui generis parecem ser o pilar de sustentação do seu sucesso mundial. Não é a toa que no clipe de “Bad Romance”, que apresenta vestimentas futuristas e letra com expressões como “eu quero tudo em você, contanto que seja livre”, é objeto de tamanho reconhecimento do público.



O figurino não fugiu à cena na cerimônia. Durante a premiação, Gaga utilizou um vestido que levava pedaços de carne, uma nítida referência ao corpo como peça de consumo. A cantora, apesar de nova, segue colecionando títulos. Neste ano fará sua estréia no World Guinness Book, o livro dos recordes, pelas conquistas em 2010. Entre elas estão a de mulher mais procurada na internet, marca que tirou da governadora do estado do Alasca, Sarah Palin, e artista que por mais tempo permaneceu nas paradas britânicas, desbancando para esse feito, nada mais nada menos, do que a banda Oasis.

Nenhum comentário: